sexta-feira, 20 de setembro de 2013

Críticas, sugestões, opiniões



Resolvi fazer aqui uma coletânea de algumas críticas-pérola ouvidas por mim desde que comecei a cantar.
Fui escrevendo as frases que ouvi e foi bem interessante poder refletir novamente sobre estas. Algumas delas foram ouvidas nos intervalos dos shows, outras em conversas com amigos, outras ainda no próprio palco (sim, pode acreditar!), mas o fato é que todas me marcaram, negativa ou positivamente.
Chamo estas críticas de pérolas porque, de fato, muitas me ajudaram a melhorar no aspecto cênico ou técnico; me ajudaram a melhorar como artista. Mas também as chamo de "pérolas" porque muitas delas são engraçadas, ou esquistas, ou "joselitagens" por essência. Por todas estas razões, é certo: vale a pena registrar!

"Guidi, não tape um dos ouvidos quando o retorno estiver baixo, fica parecendo o Chico Anísio fazendo a paródia do repórter" (Hahahah! Nunca mais fiz, depois dessa...)
"Não 'emende' uma música com a outra. Toque uma, dê um tempo, depois toque outra." (Faz sentido; parece que estou com pressa e querendo que a apresentação acabe logo. Obrigada.)
"Aulas de músicas seriam mais importantes para você do que uma aula de canto, na minha opinião." (Pode ser.)
"Canta samba? Então vá na feijoada da Mangueira, vá nos redutos, vá conhecer o samba de raiz." (Mesmo que eu não queira ser uma cantora de samba, esse conselho é muito válido, pois vez ou outra irei cantar alguns.)
"Te criticaram lá no Mercadinho São José porque você não cantou aquela música olhando para a pessoa que fez o pedido da música. Disseram que você é metida." (Quem é pior: o cliente/bebê chorão ou aquele que passa uma desinformação destas?)
"Olhe mais para o público, você às vezes fica de costas por um bom tempo." (Ok. Nesse caso são se trata de olhar para um bebê chorão, mas sim para o público todo, de forma geral. Obrigada por avisar.)
"Não gosto desta nota que você acrescenta em 'Chega de saudade'. Fica feio, vício de cantora da noite." (Fica mesmo. Parei.)
"Quando for falar algo com o público entre as músicas, lembre-se de continuar emitindo a voz em um bom volume. Você sempre fala baixinho e ninguém entende nada." (Acho que consegui melhorar isso.)
"Quando você for voltar a cantar, sinalize isso ao solista, para que ele finalize o solo antes." (Beleza. Mais beleza ainda seria falar isso fora do palco, mas está valendo!)
"Reparei que você fica sem fôlego em algumas canções. Faça alguns exercícios de respiração, desse jeito você conseguirá sustentar melhor as notas." (Missão dada é missão cumprida.)
"Você bocejou entre uma das músicas!" (Deve ter ficado bem estranho! Desculpem.)
"Renove seu repertório. Tem muitas músicas antigas, conhecidas - eu queria ouvir as inéditas!" (Isso que dá não arriscar! Além de ter ficado entediada, cantando as mesmas músicas de sempre, perdi a chance de mostrar as músicas do CD.)
"O público aqui não gosta de bossa nova. Entende?" (Sim, o público da sua casa gosta mais das músicas pop que tocam na rádio, e essa não é a minha praia. Tchau!)
"Não gostava de sua voz, não, achava muito enjoada." (Acho que minha voz pouco mudou, então pode continuar não gostando à vontade - não acho nada bacana ouvir uma opinião que é, claramente, apenas uma forma de diminuir o interlocutor, sob o disfarce de um elogio muito mal formulado.)
"Tente se maquiar mais, caprichar mais no figurino." (Ok. Não justifica, mas explica: tinha lugar que era tão fuleiro que não me batia nem inspiração para fazer isso... Eita!)
"Você fica cantando muito tempo de olhos fechados." (Se era incômodo para o público, para mim era pior ainda, acredite. Ficava de olhos fechados muito tempo sempre que estava enfadada ou envergonhada com um show qualquer nota, querendo fugir. Mas resolvi os dois - os olhos fechados e os shows qualquer nota.)
"Você quase que tapa seu rosto todo com o microfone. Não se esconda" (Taí algo que eu nunca repararia - obrigada.)
"Não se aproxime muito do microfone, parece insegurança de não conseguir projetar a voz." (Quase resolvido.)
"Coloque um cenário naquele bar que você canta." (Entendi sua observação e a ideia seria boa, mas acho que o mais importante mesmo é não cantar naquele bar - o que já fiz.)
"Sorria, mesmo que um sorriso falso." (Isso não te levou a lugar nenhum - por que eu deveria fazer o mesmo?)
"Você se expressa melhor cenicamente com a mão direita. Segure o microfone com a mão esquerda ou o coloque no pedestal e fique com as duas livres." (Ok. Acho que também vale tentar treinar a mão esquerda para deixá-la mais "desinibida", mas por eu ser destra isso pode demorar um pouco. Obrigada pelo conselho!)
"Estão dizendo por aí que você está desafinando muito." (Estão dizendo ou você está dizendo, sem dizer, por falta de coragem?)


A verdade é que admiro demais algumas destas pessoas por terem tido a coragem de me dar um conselho valioso, mesmo sem me conhecer (poderiam não ter sido bem recebidos) ou por terem sido meus amigos e falado a verdade, querendo que eu melhorasse. Não sei se eu conseguiria ser tão franca com alguém que não conheço (teria medo de levar um fora), e talvez ficasse sem jeito de dizer algo ligeiramente delicado a um amigo.

Acredito que nunca sou a mesma depois de uma crítica. Em alguns casos fico um pouco constrangida na hora, mas é fato que sempre melhoro um pouco, mesmo que só um tiquinho. Quando a preparadora vocal Gláucia Henriques me falou sobre meu hábito de levantar o pescoço (como se estivesse fazendo um esforço hercúleo para cantar), fiquei bem impressionada com o quanto aquilo era incômodo de ver, segundo ela. Fiquei vermelha de tão sem graça, mas mudei muito, e no nosso encontro seguinte eu já estava quase "curada" daquele mal que eu tinha há anos e anos. Penso que sou bem aberta a mudanças para melhor, por isso acredito em crítica construtiva, sim. E exatamente porque estou à disposição para ouvir boas sugestões, não tolero más intenções disfarçadas de "conselho amigo", nem grosserias gratuitas. Grosserias perdem o crédito só por serem grosserias. E quanto às críticas disfarçadas, faço uma provocação: isso tudo é medo de uma cantora de 1,58 metro?





2 comentários:

  1. Oi, Guidi, é a Raquel!
    Eu estava aqui rindo da maioria, mas depois fiquei um pouco envergonhada. Estou tentando me lembrar se eu falei alguma coisa pra você! hahaha
    Eu ODEIO que me digam como fazer meu trabalho e a Gloria é uma das poucas pessoas que eu deixo me dar conselhos, porque ela tem muito jeitinho pra falar qualquer coisa. No geral as pessoas são agressivas com a desculpa de que estão sendo francas.
    Mas ó, você é linda, diva e o que você decidir fazer é parte do seu estilo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Raquel, você nunca me disse nada disso, mas, se dissesse, seria muito bem vinda em seus comentários! Pode opinar à vontade em maquiagem, figurino, voz, cenário... Gosto muito de ouvir opiniões de amigos. Quando não concordo, simplesmente não faço, sem dramas, rsrsrsrs!!! Beijos!!! (Será que algum dia meu blog será tão lido quanto os seus?) ---- Ah, lembrei que você sugeriu que eu sempre colocasse vídeos meus no YouTube (um por semana), e depois disso peguei a "febre do vídeo", filmei tanto que até cansei! Coloquei uma penca de vídeos no meu canal! Obrigada pela sugestão!

      Excluir